VISITA TÉCNICA AO INSTITUTO CICELY SAUNDERS EM LONDRES NA INGLATERRA

Postado por: Felipe Teclo Moreira

No mês de agosto de 2024, a mestranda Nádia Margareth Andrade Silva realizou uma visita técnica de curta duração ao Instituto Cicely Saunders de Cuidados Paliativos, Política e Reabilitação, vinculado à Faculdade de Enfermagem Florence Nightingale, no King’s College London, situado em Londres, Inglaterra. Durante sua estadia, Nádia foi acolhida pela Dra. Mevhibe Hocaoglu, pesquisadora associada do instituto, e participou de uma discussão aprofundada sobre um artigo científico voltado para pesquisas em cuidados paliativos, ao lado de outros pesquisadores e colaboradores.

A Dra. Hocaoglu apresentou seu trabalho de desenvolvimento de um instrumento de pesquisa voltado a pacientes em cuidados paliativos, o qual já foi traduzido e adaptado para o contexto brasileiro, com a intenção de aplicá-lo e expandir suas pesquisas para a América do Sul, além dos projetos já em andamento na África do Sul e em outros países.

A visita foi fundamental para ampliar o conhecimento de Nádia em pesquisas internacionais, fortalecendo a comunicação e colaboração com renomados cientistas do Reino Unido que conduzem estudos globais na área de Cuidados Paliativos. A mestranda destacou que foram discutidos diversos temas relacionados à assistência à saúde, abrindo portas para futuras colaborações em pesquisa e a troca de ideias. Nádia acredita que sua visita contribuirá para estabelecer uma parceria colaborativa e mutuamente benéfica entre o King’s College London e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

A mestranda Nádia também realizou uma visita ao Florence Nightingale Museum, onde teve a oportunidade de observar de perto a rica história e o desenvolvimento da enfermagem moderna. No museu, ela pôde explorar detalhadamente as contribuições pioneiras de Florence Nightingale, cuja abordagem revolucionária à prática da enfermagem estabeleceu os fundamentos da profissão como a conhecemos hoje. Essa experiência proporcionou à pesquisadora um entendimento aprofundado das raízes históricas e dos avanços significativos na área da enfermagem, enriquecendo ainda mais sua formação acadêmica e prática profissional.

*Profº Richard Harding Diretor do Instituto Cicely Saunders de Cuidados Paliativos, Política e Reabilitação Vice-reitor (internacional), da Faculdade de Enfermagem, Obstetrícia e Paliativos Florence Nightingale King`s College London.

*Dra. Mevhibe Hodjaoglou Pesquisadora Associada, Instituto Cicely Saunders de Cuidados Paliativos, Reabilitação e Política, King’s College London

LinkedIN: www.linkedin.com/in/hodjaoglu

Scopus: https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=57114955200