Pós-Graduação em Enfermagem

A proposta do Programa de Pós-Graduação na área de Enfermagem surgiu a partir da congruência de ações de pesquisa, ensino e extensão dos docentes que compõem a mesma.

A proposta de criação do Mestrado Acadêmico em Enfermagem no CPTL/UFMS, recebeu total apoio da instituição, através da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP)/UFMS e da Direção do Campus de Três Lagoas (CPTL), os quais garantiram estrutura administrativa para o programa, com a disponibilização de uma sala de apoio aos Programas de Pós Graduação, a qual conta com a colaboração de técnicos administrativos, computadores, telefones, impressoras e fax.

O apoio institucional é de grande relevância para a implementação do curso de Pós-graduação Scricto Sensu. O curso de Enfermagem do Campus de Três Lagoas, nos últimos anos vem recebendo apoio da direção do Campus de Três Lagoas, da Reitoria e Prós-Reitorias da UFMS. Os esforços dos dirigentes da universidade têm sido para a consolidação do Curso de Enfermagem/CPTL, por meio do fortalecimento do corpo docente e da infraestrutura disponível.

Nos últimos concursos públicos, realizados pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o curso de Enfermagem/CPTL foi contemplado com algumas vagas que foram preenchidas, unanimemente, por professores enfermeiros com doutorado. De 2009 a 2018 houve, gradativamente, a contratação de treze professores enfermeiros para o curso de Enfermagem/UFMS/CPTL. Além disso, após a implantação do curso de Medicina, em 2014, no Campus de Três Lagoas, a instituição contratou, por meio de concurso público, mais sete professores enfermeiros para atuarem no referido curso.

Desta forma, atualmente, o Campus de Três Lagoas, possui dezessete professores enfermeiros com doutorado, sendo que somado a estes o curso de Enfermagem possui, ainda, duas professoras em iminente doutoramento, visto que estão em fase de qualificação e defesa de tese. Cabe ressaltar que o corpo docente permanente do programa é constituído de pessoas jovens (menos de 40 anos), o que demonstra o potencial de crescimento e permanência dos docentes no programa. Além disso, há no curso de medicina alguns professores enfermeiros com título de Mestre que estão buscando a inserção em Programas de Doutorado, sendo que estes a médio e longo prazo serão potenciais colaboradores do PPG-ENF-CPTL.

Os professores enfermeiros do Campus de Três Lagoas atuam nos cursos de Enfermagem e Medicina, conforme demanda didático-pedagógica, sendo a maioria vinculados ou colaboradores no Curso de Enfermagem.

No que diz respeito ao apoio acadêmico para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, na graduação, a reitoria da UFMS, oferece auxílio por meio de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF) e de Bolsas de Iniciação Tecnológica (PIBITI). Na pós-graduação as bolsas ofertadas, para estímulo a pesquisa, são provenientes da CAPES e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT). Ademais, em 2018 a reitoria da UFMS lançou, de forma inédita, um edital que possibilitam o requerimento de ajuda de custos aos alunos de graduação e pós-graduação para estes participarem de eventos e divulgarem o conhecimento científico produzido na instituição.

No âmbito das ações de Ensino, o histórico de formação do grupo relaciona-se com o histórico de criação do curso de Enfermagem e de Medicina do CPTL. Assim, torna-se relevante uma breve descrição do histórico de criação e percurso de cada um dos cursos envolvidos no programa.