Docente do PPGENF Avalia os sintomas depressivos e ansiosos em idosos diante do isolamento social pela COVID-19
A pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) nos trouxe uma nova forma de viver, cessando hábitos básicos dos seres humanos de grande importância na sociedade. O isolamento social é uma das ferramentas que beneficiam a interrupção da cadeia de contágio, porém com prováveis consequências danosas a saúde mental dos que o praticam de forma efetiva. É sabido que a população idosa possui vulnerabilidades relacionadas ao declínio das capacidades física e mental, e o isolamento deste grupo afeta ainda mais o bem-estar mental dos que são o principal grupo de risco.
É neste contexto que a professora do Mestrado em Enfermagem da UFMS – Campus de Três Lagoas, Drª Bruna Moretti Luchesi, está desenvolvendo a pesquisa “Avaliação de sintomas depressivos e ansiosos em idosos diante do isolamento social pela COVID-19”. O estudo tem como objetivo avaliar a saúde mental de idosos brasileiros durante a pandemia de COVID-19, e pode ajudar a compreender o impacto do isolamento social na vida dos idosos e auxiliar no planejamento de intervenções.
A participação consiste em possuir idade igual ou superior a 60 anos, morar no Brasil e ter acesso à internet para responder algumas perguntas sobre o perfil sociodemográfico (sexo, idade, escolaridade, estado civil, renda, com quem mora) e de saúde (se possui doenças, se usa medicamentos), a avaliação do isolamento social (duração, apoio recebido, hábitos) e do estado de humor (sentimento de tristeza, desânimo, pessimismo, ansiedade). O tempo de preenchimento é de aproximadamente 10 minutos.
O questionário pode ser acessado no link: https://forms.gle/wPGcGhiFJpTV94ig8
No link também está o contato da pesquisadora para possíveis dúvidas, bem como a descrição dos aspectos éticos da pesquisa.