Curso de Graduação em Enfermagem
O Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade de Mato Grosso do Sul, no Campus de Três Lagoas, foi criado em 1999 e iniciou seu funcionamento no ano 2000, em conformidade com os requisitos legais da Portaria MEC Nº 1791/94. Sua implantação foi prevista para ser efetivada por meio de convênio entre a Universidade Federal e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, onde caberia à Universidade Estadual a contratação de docentes da área específica, porém, tal convênio não se efetivou e o Curso sempre foi mantido pela UFMS. Ao ser instalado, o Curso esteve agregado ao Departamento de Ciências Naturais do Campus de Três Lagoas. O primeiro processo seletivo do vestibular ocorreu em julho de 1999, com 8,75 candidatos/vaga. As disciplinas das áreas biológicas, humanas, sociais e exatas sempre foram ministradas por docentes em sua maioria efetivos, respectivamente dos Departamentos de Ciências Naturais, Ciências Humanas, Educação e Ciências Exatas, do Campus de Três Lagoas. No início do Curso, a Coordenação do mesmo foi exercida pela Enfª. Ms. Dulce Dirclair Huf Bais, docente efetiva na UFMS responsável pela implantação do Curso de Enfermagem em Três Lagoas, sendo que a mesma em seus primeiros anos de funcionamento, muito contribuiu para a efetivação do mesmo. As disciplinas específicas das Ciências da Enfermagem eram ministradas pela Profª. Ms. Dulce e outros sete docentes, com formação em enfermagem, porém contratados como docentes substitutos. Em meados do ano de 2004, a Profª. Ms. Dulce Dirclair Huf Bais desligou-se da UFMS e, consequentemente, do Curso de Enfermagem do CPTL, que continuou oferecendo as disciplinas e as atividades específicas à enfermagem apenas por professores enfermeiros substitutos e voluntários.
Quando ocorreu o desligamento da professora Dulce as atividades de coordenação passaram a ser exercidas, em caráter excepcional, pela Enfª. Angélica Troncoso Bottura Manteiga, que foi cedida pela Secretaria Municipal de Saúde do município de Três Lagoas para atuar como docente no Curso de Enfermagem, tendo essa competente profissional prestado serviços relevantes para o desenvolvimento do Curso. Apesar das dificuldades iniciais, o Curso de Enfermagem de Três Lagoas, implantado no primeiro semestre do ano de 2000, foi reconhecido pela Portaria MEC nº 3536, de 29/10/2004, publicado no DOU de 01/11/2004, com validade de quatro anos. A Comissão de Avaliação das Condições de Ensino, na visita in locu realizada em 2004, atribuiu os seguintes conceitos ao Curso: Corpo Docente CB, Organização Didático-Pedagógica CB e Instalações Físicas CB. No mesmo ano, os acadêmicos
participaram do ENADE 2004 e o conceito obtido pelo Curso foi QUATRO, em uma escala de um a cinco. A Matriz Curricular inicialmente implantada para a oferta do Curso apresentava um modelo tradicional de formação, com ênfase biologicista e tecnicista observada nas disciplinas e nos conteúdos pautados nas especialidades médicas, fator que foi criticado pelas especialistas na avaliação do Curso. Após o parecer da Comissão de Avaliação das Condições de Ensino, e atendendo à Resolução CNE/CES nº 03/2001, que estabeleceu as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem, foi implantada em 2005 uma nova Matriz Curricular, concebida de forma progressista e objetivando a formação de enfermeiros generalistas, compromissados com a humanização, a ética e capacidade crítico-reflexivo.
Para moldar este perfil proposto pelas Diretrizes Curriculares, a nova Matriz contemplava as áreas de conhecimento distribuídas pelas Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Ciências da Enfermagem, consolidando as competências necessárias ao enfermeiro por meio dos Estágios Supervisionados.
Atualmente o curso encontra-se em fase de reestruturação de seu projeto político pedagógico, visando aperfeiçoar o atendimento deste as DCNs para os cursos de enfermagem.